sábado, 29 de agosto de 2009
Visitas
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Aniversários de Agosto
sábado, 22 de agosto de 2009
Cantinho da Literatura (Clássicos)
Hoje vou falar de um livro de que sempre gostei: Alice no País das Maravilhas.
É a obra mais famosa de Lewis Carrol, pseudônimo usado por Charles Lutwidge Dodson.
(Lewis Carrol)
Alice no País das Maravilhas é uma das mais célebres do gênero literário nonsense, sendo considerada clássica da literatura inglesa.
O livro conta a história de uma menina chamada Alice que entra numa toca de coelho e vai parar num lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas.
O livro faz brincadeiras e apresenta enigmas lógicos, o que contribuiu para sua popularidade.
É uma das obras da literatura inglesa que tiveram mais adaptações na história do cinema, TV e teatro. ------
Alice é a protagonista. A aventura começa quando ela vê um coelho consultando um relógio de bolso e resmungando que está atrasado.
Ele entra na sua toca. Curiosa, ela vai atrás e entra também! O buraco é muito fundo e ela leva um tempão caindo.
Em seguida, a menina começa a topar com uma infinidade de personagens estranhos. Entre aumentar e diminuir de tamanho ela encontra uma Duquesa que é feia de doer.
Um ratinho estranho, o Dodô (que é um pássaro já extinto),
o Pato, a Lagartixa e até um Gato risonho que desaparece e deixa a dentadura
sorrindo no ar!
Também tem um Chapeleiro Maluco que está sempre declamando e tomando chá.
Logo ela descobre que só o que o Chapeleiro Maluco e a Lebre Março fazem é bebericar chá. Para eles o tempo parou e é sempre hora de beber uma xícara. Ela é convidada a tomar parte no repasto.
Também tem a Rainha e o Rei de Copas. A Rainha vive mal humorada.
Ela acha que a solução para todos os problemas é cortar fora a cabeça dos valetes de cartas!
Enquanto isso, a falsa Tartaruga não pára de chorar!
No final, Alice consegue voltar para casa e tudo termina bem.
-----------
Lewis Carrol escreveu mais outra história com a mesma personagem: Alice no País do Espelho. Gostei muito de ler esse livro quando criança. Muito tempo brinquei de ler palavras refletidas no espelho. É engraçado como tudo muda de sentido!
Alice no País das Maravilhas foi publicado em 1865, ilustrado com gravuras de John Tenniel.
Para terminar, aqui vai um dos conselhos de Lewis Carrol no Alice:
“Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare.”
(Pesquisa Google- Wickipedia)
Não deixem de ler Alice no País das Maravilhas. É muito divertido!
Um abração da Vovó Moina.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Aniversário
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Histórias da Irlanda
Hoje vou falar mais um pouco sobre as lendas e tradições da Irlanda. Quero contar sobre uma pedra, que dizem ser mágica e está encravada no topo de uma fortaleza medieval da cidade de Blarney na República da Irlanda.
A construção do castelo de Blarney data de antes do ano 1200 e posteriormente reconstruído por Cormac McCarthy, rei de Munster. Foi no tempo desse rei que a pedra acabou sendo incorporada à propriedade. Muitos e muitos anos depois, um lado do castelo foi destruído. Isso aconteceu em 1446.
Hoje em dia, a maior parte da fortaleza está em ruínas, porém um lado ainda está de pé e pode ser visitado. É nesse lado lá no alto, bem no topo, que a pedra mágica se encontra encravada na parede! A história que contam é que ela foi doada, em sinal de gratidão. Depois da batalha de Bannockburn em 1314, quando os escoceses venceram os ingleses, o lendário herói escocês, Robert the Bruce, deu um pedaço da pedra para Cormac McCarthy, o rei de Munster, que lutou ao seu lado na batalha do mesmo nome.
A pedra de cor azulada, conhecida como pedra lipes ou sulfato de cobre , fazia parte do Lia Fáil , uma pedra mágica sobre a qual, no passado, os reis da Irlanda eram coroados.
O pedaço recebido foi encravado numa parede do parapeito do castelo.
Logo começaram a surgir rumores sobre a tal pedra. Diziam que quem a beijasse adquiriria o dom da eloqüência. Na verdade, beijar a pedra nem é tão fácil assim, pois ela se encontra num lugar bem difícil de alcançar.
O Castelo de Blarney é um dos mais populares pontos turísticos da Irlanda e todos que se aventuram a subir a infinidade de degraus que levam ao topo, sempre fazem questão de beijar a famosa pedra.
Para beijar a pedra!
Beijar a pedra para muitas pessoas é um grande desafio, e em tempos passados era extremamente perigoso. Desde o parapeito e seguras pelos pés, as pessoas se deixavam pendurar, de costas. Precisa ser assim para conseguir beijar a pedra. Um dia, contam, um homem não foi bem seguro e despencou de toda aquela altura!
Atualmente tem-se mais segurança. Para levar a termo a proeza, existe uma grade e barras para a pessoa se agarrar. Tem também a ajuda de um funcionário do castelo que ajuda a segurar o beijoqueiro.
A pedra é conhecida como a Pedra da Eloqüência e existe uma lenda muito interessante em relação a ela:
Aquele que beijar a pedra, adquire o dom da eloqüência, ou seja, fica bem mais falante e articulado verbalmente do que antes!
Para provar que a pedra foi beijada, também existe um certificado que pode ser adquirido no próprio castelo. Será uma prova de que beijou a pedra.
Para quem não quiser beijar a pedra, sempre resta uma agradável visita aos jardins do castelo, onde nunca se sabe se a gente vai topar com alguma fada esvoaçando por entre as flores, um gnomo pensando em novas estripulias ou um leprechaun tomando sol!
.
sábado, 8 de agosto de 2009
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Dia dos Pais
O dia dos Pais está chegando. É sempre comemorado no segundo domingo do mês de agosto. Este ano será no dia 9.
Pesquisando na internet encontrei uma poesia que traduz bem o que significa este dia.
Muito Obrigado Papai
você contou histórias
pra eu dormir.
Às vezes perto,
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Aniversário
Aproveitamos para mandar um grande abraço!
FELIZ ANIVERSÁRIO GABRIEL!
Com mil beijos do Vô e da Vovó Moina
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Gripe A
1-- Se estiver resfriado, fique em casa e se cuide.
2-- Cuidado com os espirros e a tosse, pois podem transmitir o virus da gripe.
3-- Lave as mãos seguidamente. O melhor mesmo é evitar dar as mãos e dar abraços enquanto o virus anda à solta. É uma boa maneira de se protejer.
4-- Não compartilhar copos ou talheres com quem está gripado.
5-- Se estiver com febre alta, vá logo ao médico.
Espero que esses pequenos conselhos ajudem vocês a não ficar doentes. No final das contas, vó é vó e está sempre preocupada com o bem estar dos seus netos.
Um beijão da Vovó Moina