sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Duas frases de J.M.Barrie


Quando uma criança diz " não acredito em fadas", uma pequena fada cai morta em algum lugar... ( James Mathew Barrie)

Sobre o autor: Sir James Matthew Barrie (Kirriemuir, Forfarshire 9 de maio de 1860 — 19 de junho de 1937) foi um jornalista, dramaturgo e escritor de livros infantis escocês.
Barrie se tornou famoso com sua peça e história sobre Peter Pan (1904), o menino que vivia na Terra do Nunca, que travou batalhas com o Capitão Gancho e que jamais cresceria.

“Quando o primeiro bebê riu pela primeira vez,o riso se despedaçou em milhares de partes e todas elas se espalharam, foram saltando. E assim nasceram as fadas.” (trecho de Peter Pan)
------------
Outro dia vou falar mais sobre o Peter Pan.
Um abraço da Vovó Moina.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Chuvas e trovoadas.

Ontem de tarde, depois de muito calor, o tempo fechou e começou a escurecer. Tudo prenunciava mais um daqueles temporais com muito raio e trovoada. Os trovões à distancia fizeram-me lembrar de quando era pequena e não conseguia entender a barulheira que vinha do céu. Minha mãe tinha a resposta na ponta da língua: É o São Pedro jogando boliche com os anjinhos no meio das nuvens! Eu achava graça e não tinha mais medo! No final das contas, o jogo de boliche é barulhento mesmo ! Sabendo disso, eu me acalmava!
Ontem, para falar a verdade, não pensei no São Pedro quando o tempo fechou e o céu começou a resmungar. Pensei numa história que sempre me encantou: a lenda do Rip Van Winkle.
-------
Nessa história, o herói encontra um grupo de velhos barbudos que jogam boliche no topo das montanhas dos Catskills, na America do Norte.

É uma história muito interessante e se vocês puderem encontrar o livro, procurem lêr.


A Editora Atica publicou a versão em português no Brasil. Vale a pena conferir e boa leitura.

A história de Rip Van Winkle

Rip van Winkle é o nome de uma narrativa curta, escrita por Washington Irving e publicada em 1819. Ao mesmo tempo é o nome do protagonista desta história.
Este conto escrito durante um estágio de Irving na Inglaterra, conta sobre os tempos antes e após a revolução norte-americana. A história começa com um homem fugindo de sua esposa ranzinza. O seu nome é Rip e ele pretende passar o dia caçando coelhos na floresta.

Embrenhando-se no mato, ele encontra um homenzinho carregando um barril com licor e ajuda a levá-lo até o alto da montanha. Lá , vê um grupo de velhinhos jogando boliche. O barril é aberto e todos bebem o licor. Depois de um tempo, Rip Van Winkle põe-se a descansar debaixo de uma árvore umbrosa, e adormece.


Depois de um sono de vinte anos, ele acorda , tendo a impressão de que dormira somente uma noite.Estranha muito ao se dar conta que a barba crescera mais de um metro.
Decide regressar a sua vila. Logo meteu-se em dificuldades quando ovacionou o rei George III, não sabendo que, houvera uma revolução e que os Estados Unidos eram independentes da Inglaterra . Já não mais se deveria saudar a monarquia. Todos queriam saber quem era aquele velho estranho. Rip relatou o que havia acontecido e muitas vezes mais precisou contar a sua história.
Por causa deste conto, Rip van Winkle também é associado às pessoas que não dão conta que certas coisas mudaram, como o retorno ao lar depois de tantos anos sem noticias.
As ilustrações são de John Howe.



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Livros,leituras e leitores

Eu tenho um amiguinho muito esperto e inteligente chamado Guilherme. Ele está com 4 anos e meio e já está sabendo ler. Vejam só que beleza! Quando perguntei se havia lido algum livro durante as férias, ele respondeu: Sim.

Querem saber qual o livro que o garotinho andou lendo? Foi : "As Mais Belas Fábulas de La Fontaine" , da coleção Fábulas de Ouro.

Ele gostou muito das histórias porque tem animais e situações engraçadas.

Eu também gosto das Fábulas de La Fontaine. Aquela da Cigarra e da Formiga é demais!

(Ilustração Google Wikipedia)
Um abraço da Vovó Moina

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Livros, leituras e leitores.


Recebi uma mensagem muito bacana do Henrique onde ele conta que durante as férias leu uma porção de livros e gostou de todos eles.

Entre eles, tem um que se destacou. Vou deixar que ele conte com suas próprias palavras:


" Tem um livro que eu li nas férias que é nota 10. O nome do livro é 'Dinotopia: O Mundo Subterrâneo', ele faz parte da série Dinotopia.

O autor do livro se chama James Gurney. Essa história se passa na distante Ilha de Dinotopia, onde os humanos convivem com dinossauros (alguns até falantes).


Até que então uma fonte de energia valiosa chamada pedra solar começa a perder os poderes; por isso os habitantes da cidade das águas fazem uma expedição até o mundo subterrâneo, o local onde as pedras solares se formaram com a missão de buscar mais pedras solares.

Enquanto isso, um esquadrão formado por bravos dinotopianos e seus répteis voadores chamado 'Esquadrão Skybes' protegem a cidade das águas de uma ameaça terrivel. "

--------

O Henrique resolveu fazer suspense e não contou o final da história . Estou curiosa para saber como termina a história. Estou vendo que vou ter que ler o livro e acho que vou gostar!
(Ilustrações Google-Wikipedia)
Um abraço carinhoso da Vovo Moina
-------
Se alguem de vocês leu um livro que achou muito bom, manda um email contando pra gente.
O endereço é: vovomoina@gmail.com


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Volta às aulas.

As férias chegaram ao fim e está na hora de voltar à escola. Que coisa boa poder reencontrar os colegas e trocar idéias. Na mochila, cadernos zero quilômetros sem páginas arrancadas, lápis tinindo de novos e uma borracha, branquinha e cheirosa!
É isso aí, minha gente, a volta ás aulas dá uma sensação muito boa de camaradagem e de curiosidade também: Quais serão os professores da turma?
Será muito divertido esse inicio de ano escolar, pois sempre se sente falta dos colegas durante as férias, não é mesmo?
Para todos uma FELIZ VOLTA ÁS AULAS!
Com um abraço carinhoso da Vovó Moina.

Se alguém passou férias divertidas, que tal contar para nós, aqui no blog? Escreva para vovomoina@gmail.com

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Caixa de Correio

Recebi uma mensagem do meu amigo Leonardo, contando que gostou um bocado do meu último livro. Fiquei muito contente e resolvi compartilhar com vocês.
Ele escreveu:

" Já tive oportunidade de falar pessoalmente, mas quero deixar registrado também nestas páginas virtuais.
Quando saí de férias, no início de fevereiro, levei comigo, para companhia, o livro 'Uma Aventura na Amazônia'. E o livro foi realmente uma companhia: uma linguagem fluente, com um estilo agradável, contando histórias deliciosas de ler.
Aliás, com um pouco de imaginação, dava até para ouvir a voz da Vó Moina narrando suas aventuras lá onde o Brasil começa (ou acaba?).
O único problema é que a leitura era tão agradável que o livro acabou antes de terminarem as férias... "

Obrigada, Leonardo pelas palavras de apoio. Um grande abraço, Vovó Moina

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Yasmine e os livros!

Hoje, na hora do almoço, eu tive a satisfação de encontrar uma senhorita que me é muito querida. O nome dela é Yasmine. Conversamos sobre férias e leituras e ela me contou que havia lido 7 livros durante esse período! Soube também que ela está com uma pequena biblioteca no seu quarto e que não pára de aumentar. Que bom quando a gente recebe livros de presente. Aí está uma coisa que sempre apreciei demais: ganhar livros de presente!
Perguntei-lhe, qual entre os 7 livros lidos durante as férias havia gostado mais. Depois de pensar um pouquinho, ela respondeu: A Bela Adormecida.
Concordei logo com a sua escolha, pois é uma história muito bonita e sempre foi uma de minhas prediletas quando eu tinha seis anos.

Deixo um grande abraço para Yasmine e para todos vocês. Aproveitem esse finzinho de férias para ler mais um ou dois livros. Ainda dá tempo!

vovomoina@gmail.com

( fonte das ilustrações: google wikipedia)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Frase do dia


" Só quem teve um cão sabe o que é ser amado."
(Friedrich Nietzschke)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cantinho da Literatura.

O verão continua e a preguiça não larga do pé. Nada como ler histórias de aventuras e que falam de viagens fantásticas.
Pedi para minha amiga Jorcenita lá da biblioteca da Unisc, para indicar alguns bons livros para ler nesse final de férias.
Ela mandou dizer pra vocês: Não deixem de ler As Mil e uma Noites.
––––-
As Mil e uma Noites é o título de uma coletânea de histórias.


São contos muito antigos, árabes e persas, cujo personagem principal é uma princesa chamada Xerazade. Todas as noites, para salvar sua vida, conta uma história cheia de peripécias mas que nunca termina. A continuação fica sempre para a noite seguinte.

A razão das histórias nunca terminarem é porque seu marido, o rei Xariar, traumatizado com a infidelidade de sua primeira esposa, e que mandou matar, jurou que todas as outras esposas só podiam durar um dia. Sabendo disso, Xerazade começa a contar histórias e pra saber a continuação, o rei a deixa viver mais um dia.
Os enredos são tão interessantes que mil e uma noites se passam, e o marido, enlevado, desiste de mandar mata-la.
Assim, o casamento durou até o fim de suas vidas.
As histórias tinham muitos personagens e tenho certeza que três deles são muito conhecidos de vocês.
São eles: Simbad, o marujo, aqui assistindo ao nascimento da gigantesca ave Roc

AliBabá e os quarenta ladrões

e Aladim, o da Lâmpada Maravilhosa.

Muitos filmes já foram feitos com esses heróis mas nada como ter o livro nas mãos e ler as aventuras, enquanto nossa imaginação sai a voar...
Se não conseguirem encontrar os livros nas Livrarias, garanto que nas Bibliotecas tem.
Tenho certeza que vocês terão muitas e muitas horas de encantamento e diversão com as aventuras desses personagens!.
Boa leitura.
Um abraço da Vovó Moina
( ilustrações :Google- Wikipedia)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Receitinhas de verão

Nesses dias quando o calor fica por demais, nada como saborear algo gelado. Como nem sempre consigo ir até uma sorveteria, resolvi o problema montando minha própria sorveteria aqui em casa. Vou explicar como eu faço:
Começo comprando um pote de sorvete no supermercado, de preferência de Creme ou Napolitano ( prefiro os da Kibon).
No supermercado existem as diversas caldas que dão um toque especial ao sorvete, mas eu prefiro preparar as caldas, eu mesma. Acho que ficam mais gostosas.
Por isso,vou dar a receita das duas caldas que preparo em casa: de chocolate e de caramelo. Ei-las:
Calda de chocolate:
1 barra de chocolate ao leite de 170 gramas.
1/3 a 1/2 de xic. de leite.
Quebrar o chocolate em pedaços, juntar numa panelinha com o leite dar uma boa fervura até formar uma calda rala.( conforme o tipo de chocolate,Amaro, ela exige mais leite)
Depois de fria colocar num vidrinho de nescafé e guardar na geladeira. ( a calda ficará mais encorpada)
Calda Caramelo- Buttercotch
1 xic. Açúcar mascavo
1/4 ou 1/3 de xíc. de leite
Uma pontinha de faca de manteiga.
Deixar ferver até formar calda rala
Depois de fria, colocar num vidrinho de nescafé e guardar na geladeira. ( a calda fica mais encorpada)
---------------
Aqui estão duas fotos de sorvetes que eu montei e simplesmente não posso dizer qual foi o melhor.


Sorvete de creme com caldas de chocolate e caramelo, coroado com uma cereja ao maraschino e tendo como acompanhante dois Bis de avelã para acompanhar.
--------------------------

Sorvete Napolitano, com calda de caramelo, encimada por uma cereja com um pouco da própria calda.
---------------
Como vocês notaram não dá muito trabalho ter seu próprio bufê de sorvetes em casa. É só preparar as caldas e ter um ou outro acompanhamento para dar aquele tchan. Nozes e wafers também valorizam bastante.

Espero que tenham gostado dessa dica de verão. Agora, depois de tanto falar em sorvete, me deu um ataque de gula e vou dar um pulinho até a cozinha preparar um para mim.
Até depois,
Vovó Moina