O Bloomsday é comemorado na Irlanda e pelos amantes da literatura com diversos eventos oficiais e não oficiais. Também é comemorado em vários outros lugares, países e em outras línguas.
Há em comum, entre os dedicados entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações, o esforço para relembrar os acontecimentos vividos pelos personagens de Ulisses pelas dezenove ruas da cidade de Dublin.
( Busto de James Joyce numa praça em Dublin-Irlanda)
Ulisses relata a odisséia do personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904 e é considerada um dos marcos da literatura contemporânea ocidental.
Hoje o Bloomsday é uma efeméride inserida no calendário cultural de vários países e não é nem um pouco restrita ao círculo dos leitores das cerca de 900 páginas do9 livro.
É uma festa que pode acontecer em qualquer lugar onde se leia ou se discuta James Joyce e o Ulisses.
Há 4 anos que o Bloomsday é festejado na cidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul e o local do encontro sempre tem sido a Livraria e Cafeteria Iluminura, ponto obrigatório de quem gosta de livros.
Enquanto vai se saboreando um bom café e degustando o Bloomsday Cake, acontece a leitura e a discussão de trechos da obra de Joyce.
Este ano, devido à Copa do Mundo, o Bloomsday em Santa Cruz do Sul está cancelado.
Porém eu, como criadora da receita não vou deixar de preparar os Bloomsday Cakes, que levam recheio de abacaxi e de amora. Será uma homenagem, á minha maneira, aos personagens principais do enredo, o Leopold e a Molly Bloom.
Assim, acabei tendo uma idéia que é a seguinte:
Como a receita é um pouco longa para colocar no blog, sempre posso envir para quem estiver interessado em recebê-la .
É só mandar um mail para vovomoina@gmail.com , com o seu nome e email, que logo envio a receita completa, inclusive o modo de como fazer.
Estou aguardando os pedidos!
Um abraço da Vovó Moina
(Pesquisa e ilustrações Wikipedia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário