quarta-feira, 23 de março de 2011



Hoje o mundo perdeu uma atriz que durante muitos e muitos anos nos deleitou com sua invulgar beleza. Estou me referindo a Elizabeth Taylor. Atuou em uma grande quantidade de filmes e, sempre com grande sucesso.

Acho que eu assisti a todos eles.

Sempre que se falava em Elizabeth Taylor, logo vinham à lembrança os seus incríveis olhos de cor violeta.

O primeiro filme que assisti com ela foi o National Velvet, (A mocidade é assim mesmo). Já havia lido o livro e ficado entusiasmada com a história. Na época eu também era uma menina que tinha um cavalo e achei o máximo. Até me passou pela cabeça treiná-lo para virar cavalo de corrida como no filme, mas a minha velha Rosilha, esse era o seu nome, não colaborou nem um pouquinho. Já havia desistido há muito em ser campeã de qualquer coisa!

Com um abraço da Vovó Moina

domingo, 20 de março de 2011

Equinócio de outono

Este ano o equinócio de outono acontece no dia 20 de março exatamente às 23,21 minutos.

O outono é a estação do ano que sucede ao verão e antecede ao Inverno. É caracterizado por queda na temperatura ( exceto nas regiõs próximas ao equador) e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem da estação.

Na área da astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente, (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.

A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar encontra-se metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.

Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia em março e o outono em setembro. No hemisfério sul é o contrário, a primavera inicia em setembro e o outono em março.

(ilustrações Wikipedia)

Com um abraço da Vovó Moina

Correspondencia para vovomoina@gmail.com

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia de São Patricio


Hoje, 17 de março, é dia de São Patricio o padroeiro da Irlanda. É um dia de festa e o país inteiro festeja esta data.

Nos Estados Unidos, principalmente em Nova Yorque onde tem uma grande população de descendentes irlandeses, este dia também é muito festejado e todos fazem questão de usar algo na cor verde para homenagear o santo.


Uma visita à catedral de Saint Patrick em NY também faz parte da tradição.



Feliz dia de São Patricio




Com um abraço da Vovó Moina




















terça-feira, 15 de março de 2011

A Casa do Bosque


Se tem um livro que me deu uma grande satisfação em escrever foi A Casa do Bosque. Volver ao passado remoto para dar base à narrativa foi uma experiência muito agradável.
Longas, mas necessárias, foram as horas de pesquisas e leituras sobre a mitologia celta, nessa trama onde o passado de uma família insiste em não se despegar do presente.


Aqui em Santa Cruz do Sul o lançamento do livro será no dia 9 de abril, lá na Livraria e Cafeteria Iluminura. Será o único local da região onde estará à venda.

Para os que não quiserem esperar até lá e estão ansiosos para descobrir os segredos da Casa do Bosque, existe o sistema de vendas pela Internet.
O endereço da Editora Baraúna de São Paulo é:
www.editorabarauna.com.br ou www.livrariabarauna.com.br

Boa leitura para todos.
Um grande abraço da Vovó Moina

domingo, 13 de março de 2011

Happy Birthday Hector


Hooray! Hooray!


There´s a new teenager

in the Family

HAPPY BIRTHDAY HECTOR


Many happy returns and all our love,

Grandpa & Grandma

quinta-feira, 10 de março de 2011

Voltei!

(Paisagem dos arredores de Bologna de Frans Koppelar)

Queridos, estou de volta, depois de um tempão desaparecida. É que eu andei muito envolvida com uma cidadezinha lá nas montanhas e cada vez que eu falava em voltar, algumas pessoas que lá moram, não deixavam.

Depois de eu jurar que não as esqueceria nunca e sempre que pudesse voltaria para uma visita, finalmente deram-me licença para retornar ao blog.

É o que estou fazendo agora e mantendo os dedos cruzados para tudo dar certo, pois ele, o blog, também andou se rebelando e criando mil e umas dificuldades na hora de postar os assuntos.

Logo que eu conseguir entrar em contato com um cyber doctor que entenda de blogs, vou tentar dar uma re-arrumada em tudo.

Estou com muitos assuntos para comentar, mas só com o tempo é que conseguirei por tudo em dia.

Nada melhor do que começar com um poema que quando li, pensei:

- Ele flutua melodiosamente página abaixo, enquanto os olhos seguem a leitura sem maiúsculas que, se maiúsculas houvessem, quem sabe lhe quebraria o encanto.

Boa leitura!

“ é algo”

é algo que nos falta

nos vermos

a nos mesmos

caminhando pela rua

de mãos dadaas

e é algo que nos

falta

nos vermos a nós

mesmos

sendo o que somos

a esmo

algo que nos falta

é algo que nos

completa

de tempestades

e essências

nas tardias

horas

em que o trem

já passou

é algo que nos falta

um trem que parte

e é algo

que nos parte

um trilho tenso

de mar intenso

e sol pousado

é algo que nos falta

a lua alta

e o bom silêncio

de estar

ao seu lado

( autoria Romar Behling)

----------------------------

Com um grande abraço da

Vovó Moina