
Que bom receber comentários dizendo que o blog está agradando. Obrigada Adriana, Iuri, Jorce, Luiz e Matheus. Fiquei muito contente. Continuem escrevendo. Um grande abraço da Vovó Moina

O Caminho de Santiago entrou na história há 12 séculos quando foram encontrados o restos mortais do apóstolo Tiago, no local que é hoje a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Peregrinos percorrem este trajeto desde o século IX. A palavra “ peregrino” vem do latim e significa “ per Aegros” – aquele que atravessa os campos.
Durante a Idade Média a peregrinação começava na França, em Paris,em frente à Torre de Saint Jacques. A Torre existe até hoje ( restaurada, é claro)
O caminho que partia de Paris acabou sendo conhecido como o Caminho Francês ou a Ruta Jacobea.
Para muitos, Roncesvalles é o verdadeiro ponto de partida de uma caminhada de cerca de 800 quilômetros. São caminhos, trilhas e estradas, atravessando bosques, campos, cidades e povoados, até chegar à cidade de Santiago de Compostela, na Galícia.


Alguns fazem o trajeto de bicicleta. Esses também tem o direito de pernoitar nos albergues e receber a Compostelana. O importante é que os últimos 100 ou 200 quilômetros tenham sido cumpridos a pé ou de bicicleta.
O “Camino” ( como é chamado na Espanha) está muito bem sinalizado por setas amarelas que apontam o rumo a seguir. As setas funcionam como guias e evitam que o peregrino erre a direção. Aparecem pintadas em pedras, no meio dos campos, em rochas, muros, árvores ou até no asfalto de rodovias, se for o caso.
Seguidamente existem marcos mostrando a quilometragem que falta até Santiago.Também tem marcos com uma vieira e uma seta. O que vem mostrar como o Camino é bem sinalizado.



O uso do Botafumeiro vem desde a Idade Média. Contam que o incenso queimado era para mascarar o mau cheiro dos peregrinos e matar germes de doenças! Talvez seja verdade, pois naquele tempo eles caminhavam meses e meses a fio sem nunca tomar banho. Deveriam exalar um bodum bem desagradável!
Oi, Sandrinha! Fiquei muito contente com o seu comentário. Realmente, eu sempre gostei muito de ler e sei da extrema satisfação que os livros trazem para a nossa vida. Por isso sempre procuro estimular a curiosidade e o amor pela leitura.
No dia 20 de julho se comemora o dia do amigo e da amiga. É o tipo do dia no qual a gente gostaria de se encontrar para poder dar um grande abraço. Muitos moram longe, mas com a internet, isso não se torna nenhum problema, pois nada como um e-mail para dizer que se está com saudades. Por isso envio um abraço de nuvem para todos.
Para terminar, aqui vai um pouco de Mário Quintana:
Antologia Relatos Peregrinos