terça-feira, 11 de agosto de 2009

Histórias da Irlanda


O Castelo de Blarney.
Hoje vou falar mais um pouco sobre as lendas e tradições da Irlanda. Quero contar sobre uma pedra, que dizem ser mágica e está encravada no topo de uma fortaleza medieval da cidade de Blarney na República da Irlanda.


A construção do castelo de Blarney data de antes do ano 1200 e posteriormente reconstruído por Cormac McCarthy, rei de Munster. Foi no tempo desse rei que a pedra acabou sendo incorporada à propriedade. Muitos e muitos anos depois, um lado do castelo foi destruído. Isso aconteceu em 1446.
Hoje em dia, a maior parte da fortaleza está em ruínas, porém um lado ainda está de pé e pode ser visitado. É nesse lado lá no alto, bem no topo, que a pedra mágica se encontra encravada na parede! A história que contam é que ela foi doada, em sinal de gratidão. Depois da batalha de Bannockburn em 1314, quando os escoceses venceram os ingleses, o lendário herói escocês, Robert the Bruce, deu um pedaço da pedra para Cormac McCarthy, o rei de Munster, que lutou ao seu lado na batalha do mesmo nome.
A pedra de cor azulada, conhecida como pedra lipes ou sulfato de cobre , fazia parte do Lia Fáil , uma pedra mágica sobre a qual, no passado, os reis da Irlanda eram coroados.
O pedaço recebido foi encravado numa parede do parapeito do castelo.
Logo começaram a surgir rumores sobre a tal pedra. Diziam que quem a beijasse adquiriria o dom da eloqüência. Na verdade, beijar a pedra nem é tão fácil assim, pois ela se encontra num lugar bem difícil de alcançar.


O Castelo de Blarney é um dos mais populares pontos turísticos da Irlanda e todos que se aventuram a subir a infinidade de degraus que levam ao topo, sempre fazem questão de beijar a famosa pedra.


Para beijar a pedra!
Beijar a pedra para muitas pessoas é um grande desafio, e em tempos passados era extremamente perigoso. Desde o parapeito e seguras pelos pés, as pessoas se deixavam pendurar, de costas. Precisa ser assim para conseguir beijar a pedra. Um dia, contam, um homem não foi bem seguro e despencou de toda aquela altura!



Atualmente tem-se mais segurança. Para levar a termo a proeza, existe uma grade e barras para a pessoa se agarrar. Tem também a ajuda de um funcionário do castelo que ajuda a segurar o beijoqueiro.
A pedra é conhecida como a Pedra da Eloqüência e existe uma lenda muito interessante em relação a ela:
Aquele que beijar a pedra, adquire o dom da eloqüência, ou seja, fica bem mais falante e articulado verbalmente do que antes!


Para provar que a pedra foi beijada, também existe um certificado que pode ser adquirido no próprio castelo. Será uma prova de que beijou a pedra.



Para quem não quiser beijar a pedra, sempre resta uma agradável visita aos jardins do castelo, onde nunca se sabe se a gente vai topar com alguma fada esvoaçando por entre as flores, um gnomo pensando em novas estripulias ou um leprechaun tomando sol!

.

Um comentário:

  1. Republicamos ainda há pouco o seu post no Site Lima Coelho.
    Histórias da Irlanda: O Castelo de Blarney
    http://www.limacoelho.jor.br/vitrine/ler.php?id=9095

    Atenciosamente, Mel - pelo Site Lima Coelho

    ResponderExcluir