sábado, 10 de outubro de 2009

12 de Outubro

Dia 12 de outubro é feriado nacional. É o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a padroeira do Brasil. No mesmo dia também se comemora o Dia da Criança. Em primeiro lugar vou falar na nossa Padroeira.

Vila Rica , aquarela de Thomás Ender

A história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Vila Rica, quadro de Armand Pallieri- Museu da Inconfidência
A pescaria milagrosa.

Desejosos de obsequiá-lo,alguns pescadors lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, desceram até Porto Itaguaçu, no dia 12 de outubro. Já sem esperança de pescar alguma coisa, lançaram a rede mais uma vez. Quando puxaram a rede, viram que dentro dela havia uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa, recolheram a cabeça da imagem! Envolveram o achado em um lenço e resolveram dar uma última tentativa para ver se pescavam algum a coisa. Daquele momento em diante, recolheram peixes em abundância. Os três humildes pescadores entenderam que haviam presenciado um milagre!

Início da Devoção
Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando por todas as regiões do Brasil.
Hoje, em Aparecida do Norte existe uma belíssima Basilica sendo que a imagem, retirada das águas do rio, se encontra exposta para visitação.

Agora vou contar algumas pequenas histórias que aconteceram:

O Milagre das Velas




Estando a noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre conhecido de Nossa Senhora, ocorrido mais provavelmente em 1733.



Caem as Correntes
Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pela igreja onde se encontrava a imagem, pede ao feitor permissão para rezar. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha diante Nossa Senhora Aparecida e reza fervorosamente. Durante a oração, as correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre.

A menina cega
Mãe e filha caminhavam às margens do Rio Paraíba do Sul, quando surpreendentemente a filha cega de nascença comenta surpresa com a mãe : "Mãe como é linda esta igreja" ( era a Basílica Velha). Daquele momento em diante, a menina passa a enxergar.

O Menino no Rio

O pai e o filho foram pescar. Durante a pescaria, a correnteza estava muito forte e por um descuido o menino caiu no rio. O menino não sabia nadar, a correnteza o arrastava cada vez mais rápido e o pai desesperado pediu a Nossa Senhora Aparecida para salvar o menino. De repente o corpo do menino parou de ser arrastado, enquanto a forte correnteza continuava, e o pai salvou o menino.



O Homem e a Onça.

Um homem estava voltando para sua casa, quando de repente ele se deparou com uma enorme onça. Ele se viu encurralado e a onça estava prestes a atacar, então o homem pediu desesperado a Nossa Senhora Aparecida por sua vida, e a onça virou e foi embora.
( Pesquisa Google-Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário