sexta-feira, 5 de março de 2010

Curiosidades

O Caminho dos Gigantes (em inglês Giant´s Causeway ) é a designação dada a um conjunto de cerca de 40 000 colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas, formadas pela disjunção prismática de uma grande massa de lava basáltica resultante de uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos.


A formação está localizada na costa nordeste da Irlanda, a cerca de 3 quilómetros a norte da vila de Bushmills, no condado de Antrim, Irlanda do Norte. Foi declarada como Património da Humanidade pela UNESCO em 1986 sob o nome de "Calçada dos Gigantes e sua Costa", e como Reserva Natural em 1987.


Existe uma lenda muito interessante sobre esse caminho. É assim:
Contam que o guerreiro irlandês, Fionn Mc Cumhaill construiu o caminho para chegar até a Escócia, que fica do outro lado do mar. Pretendia lutar contra seu rival Benandonner. Uma das versões da lenda, diz que, antes de chegar na Escócia, Fionn pegou no sono no meio do caminho. Quando Benandonner, que era um gigante, notou que que rival não aparecia, decidiu ir ao seu encontro, do outro lado do mar.




Oonagh, esposa de Fionn, para protege-lo, jogou sobre ele um cobertor e fez de conta que era o seu bebê, que estava dormindo.
Quando Benandonner viu o tamanho do “bebê” que dormia debaixo do cobertor, chegou a conclusão de que o pai, Fionn, deveria serenorme e muito maior do que ele. Saiu correndo cheio de horror e voltou para a Escócia. Enquanto corria, ia destruindo o caminho para não ser perseguido por Fionn.

A calçada dos gigantes é um ponto muito interessante de se ver. Dá a sensação de que realmente um dia houve um caminho de pedras entre as duas ilhas.
A Irlanda é um país com mil histórias e lendas. Já no tempo dos druidas era assim.
Espero que tenham gostado do Caminho dos Gigantes.
(Pesquisa e fotos Google Wikipedia)

Um grande abraço da Vóvó Moina

Nenhum comentário:

Postar um comentário