quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Viagens inesquecíveis - Oxford

Viajando com a Marina , continuação



( foto de U. Trindade)

Marina também visitou Oxford, cidade famosa no mundo inteiro por suas escolas e universidades.



Oxford (do inglês "vau de bois") é uma cidade e distrito de governo local do condado de Oxfordshire, Inglaterra, com uma população de 134.248 habitantes (censo de 2001). A Carfax Tower é normalmente considerada o centro da cidade.



Está situada às margens do rio Tâmisa, que aí é chamado de rio Ísis.
É famosa mundialmente pela sua universidade (Universidade de Oxford) e seu lugar na história.

(foto autoria de U. Trindade)

A universidade de Oxford é a mais antiga das universidades de língua inglesa, e é considerada uma das 10 melhores universidades do mundo.


Um engano comum cometido por turistas recém-chegados é perguntar aonde fica o campus da Universidade de Oxford que na verdade não existe, como em universidades modernas, mas sim é composto por cerca de 40 colégios espalhados pela cidade.


Dentre os mais antigos e famosos colégios encontram-se Magdalen [maudlin] College, New College, Christchurch, St. Johns, Brasenose e All Souls.



(foto U. Trindade)


Entre seus famosos ex alumni destacam-se: Bill Clinton, Tony Blair, J.R.R.Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), Edmund Halley, que deu o nome ao famoso cometa, Robert Hooke, Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas), Benazir Bhutto, Manfred von Richtofen (o Barão Vermelho) e Oscar Wilde.

A fama de cidade universitária inglesa é dividida com sua eterna rival, Cambridge.
Recentemente, um de seus "colleges", o Christchurch College, foi escolhido para servir de cenário para filmagens do filme Harry Potter.



O Christ Church college foi a origem da futura Universidade.


Quem morou em Oxford foi a familia Liddell lá por 1860. Henry Liddell foi o deão ( reitor) do Christ Church College. Sua filha Alice serviu de inspiração para a obra de Lewis Carrol : Alice no país das maravilhas.
Faz pouco tempo que eu lí “ Eu sou Alice” de autoria de Melanie Benjamin. O livro proporciona um delicado retrato de Alice Liddell, combinando harmoniosamente, realidade e ficção. Gostei muito!

Pois foi esse cenário repleto de História, Saber e Tradição que a nossa Marina visitou.

Passeou pelas ruas, escolas, e gramados e me contou que não teria ficado nem um pouco espantada se de repente desse de cara com o Harry Potter, a Hermione, o Ron e o Dumbledore.

(alunos da escola de Hogwarts do filme Harry Potter)

Espero que vocês tenham gostado de acompanhar a Marina nesse passeio à Universidade de Oxford, Inglaterra.
Alguém mais quer compartilhar sua viagem inesquecível com o blog da Vovó? Estou esperando.
Um grande abraço da Vovó Moina
( fotos de U.Trindade e do Google-Wikipedia)













Nenhum comentário:

Postar um comentário