domingo, 19 de setembro de 2010

Guerra dos Farrapos


Dia 20 de setembro é o dia dedicado em homenagear os que lutaram pelo Rio Grande do Sul na Guerra dos Farrapos.

Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense.


Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845. Chegou a expandir-se à costa brasileira, em Laguna, com a proclamação da República Juliana e ao planalto catarinense de Lages.
( Bento Gonçalves )

Teve como líderes: Bento Gonçalves, General Neto, Onofre Pires, Lucas de Oliveira, Vicente da Fontoura, Pedro Boticário, Davi Canabarro, Afonso José de Almeid Corte Real, Teixeira Nunes, Vicente Ferrer de Almeida, José Mariano de Mattos, além de receber inspiração ideológica de italianos carbonários refugiados, como o cientista Tito Lívio Zambeccari e o jornalista Luigi Rossetti.
( Giuseppe Garibaldi)
Giuseppe Garibaldi, que embora não pertencesse a carbonária, esteve envolvido em movimentos republicanos na Itália. Sua companheira de lutas foi a brasileira Anita Garibaldi

( Anita Garibaldi )

A questão da abolição da escravatura também esteve envolvida, organizando-se exércitos contando com homens negros que aspiravam à liberdade.

Viva o Rio Grande do Sul nesta comemoração tão importante.
Para todos os gaúchos, um abraço da Vovó Moina
( Pesquisa e ilustrações Google Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário