sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Halloween!

Quando menos se espera, já é Halloween.



Entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês). Acredita-se que foi assim que se deu origem ao nome atual da festa:
Hallow Evening - allowe'en - Halloween.
Conclui-se então que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua portuguesa.

A celebração do 31 de Outubro, muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas, vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos neo-pagãos.
Segundo uma tradição dos Estados Unidos, é uma festa onde as crianças se divertem pedindo doces de casa em casa. Muitos vestem fantasias de bruxas e de assombrações.




Hollywood fornece vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma idéia errônea da realidade. Porém, não existe ligação dessa festa com o mal.






Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.



Desejo a todos, divertidas e arrepiantes festas de Halloween!

Um grande abraço, da Vovó Moina
( Ilustrações Google-Wikipedia e internet)


Nenhum comentário:

Postar um comentário