domingo, 12 de junho de 2011


Dia 13 de junho é dia de Santo Antonio

No Brasil ele é conhecido como o santo casamenteiro. É por isso que o dia dos namorados é festejado um dia antes da festa desse santo tão querido.

Em muitas igrejas por esse Brasil afora, acontece uma cerimônia singela no dia de Santo Antonio. É a benção dos pãezinhos.

Os devotos levam pães que depositam aos pés do altar.Esses pães serão abençoados no final da missa. Depois os levam para casa para distribuir entre os familiares, vizinhos e amigos. É o gesto da partilha.

Em muitos lugares o pão é chamado de “Pão dos Pobres” e tem sua origem na seguinte história:

Conta-se que certa vez Santo Antonio, comovido com a presença de grande número de mendigos em torno do mosteiro, distribuiu a eles, toda a reserva de pão do convento. O frade padeiro, à hora da refeição, quando descobriu que não havia o que dar de comer para os irmãos, foi queixar-se a Santo Antonio dizendo que haviam roubado todo o pão que se encontrava no baú. O santo indagou:

-O irmão olhou direito?

-Sim, não há mais pão.

-Seria bom se o irmão verificasse novamente o baú.

Quando o frade padeiro levantou a tampa do baú ficou estupefato: a velha arca estava repleta ao ponto de sobrar muito pão para ser distribuído aos pobres.

–––––

Santo Antonio também é o santo que nos ajuda a encontrar o que está perdido. E ele ajuda mesmo! Tem uma pequena oração que é assim:

Se ajuda quer achar

Contra os males e o demônio,

Busque logo a Santo Antonio

Que ali há de encontrar!

Aplaca a fúria do mar

Tira os presos da prisão

Ao doente torna são

E o perdido faz achar!

Feliz dia de Santo Antonio!


Com um abraço da Vovó Moina

Nenhum comentário:

Postar um comentário