segunda-feira, 22 de junho de 2009

Festas juninas

As tradicionais festas juninas fazem parte da cultura brasileira. Em meio ao frio mês de junho, comemoram-se Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Tudo isso com muita alegria, acendendo fogueiras, muito foguetório, simpatias, danças e jogos.
Existe uma infinidade de brincadeiras que são realizadas durante essas festas. As mais importantes são o casamento caipira, o dançar a quadrilha e atear fogo numa fogueira.

Tem gente que pula a fogueira para dar sorte e tem até os que caminham sobre as brasas da dita cuja! Dizem que nem queimam a planta dos pés. Ai, ai, ai!
Essa brincadeira não convém experimentar, pois pode dar errado. Depois, como vai calçar os sapatos?
Hoje vou apresentar algumas brincadeiras populares nas festas juninas:

Corrida do Saci

Riscar no chão duas linhas paralelas, sendo uma de chegada. Ao sinal combinado, as crianças saem pulando num pé só em direção à linha de chegada. Ganha quem chegar primeiro.

Corrida dos sacos.

Semelhante à corrida do Saci. Cada jogador faz o percurso com o corpo enfiado num saco, bem preso à cintura.
O primeiro a chegar é o ganhador.

Ovo na colher

Cada participante corre equilibrando um ovo cozido( ou tomate, ou batata) numa colher

Jogo de argolas
Colocam-se várias garrafas estrategicamente no centro de uma barraca. Cada jogador recebe determinado número de argolas e tenta encaixá-las nas garrafas.

Esses são alguns dos jogos que fazem parte das tradições juninas, juntamente com dançar quadrilha e o correio caipira, tudo dependendo da região do país. Sempre acompanhados por pinhão, pipoca doce e rapadura. Que delícia!

Feliz dia de São João, dia 24 e São Pedro e São Paulo no dia 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário