sexta-feira, 5 de junho de 2009

Literatura


Hoje vou falar num livro escrito há mais de um século intitulado “ A Ilha do Tesouro”.
Seu autor foi um escocês chamado Robert Louis Stevenson.

(Robert L Stevenson. 13-11-1850 - 3-12-1894)

"A Ilha do Tesouro" foi um dos melhores livros que li quando pequena. Quando me dá saudade da história, dou um jeito de ler novamente.

( Capa do livro publicado na Inglaterra )

A história do navio dos piratas e do perneta Long John Silver com um papagaio empoleirado no ombro, me provocava arrepios e não consegui deixar o livro de lado. Muito pelo contrário, ficava ansiosa a cada página virada, e queria saber o que vinha depois. Havia um versinho que os marinheiros cantavam e que era assim:
Quinze homens sobre um caixão de defunto,
Yo ho, ho e uma garrafa de rum.
Tanto beberam que o diabo os levou junto,
Yo, ho, ho e uma garrafa de rum!

Eu cantava o Yo,ho,ho para meu irmão mais moço e procurava fazer voz de pirata para assustá-lo, mas ele caía na gargalhada e começava a pular ao meu redor, aderindo à cantoria!

Lá pela década de 40 a Livraria do Globo, lançou uma edição da Ilha do Tesouro, de capa dura e ilustrada com desenhos de João Fahrion. Todos os desenhos eram em preto e branco, o que ajudava a tornar a história mais soturna e misteriosa. Desde o inicio do livro, já dá para a gente se sentir transportada até a estalagem "Almirante Benbow" perto do mar.
Eu mergulhava no enredo com tanta satisfação que conseguia até sentir o vento frio batendo no meu rosto enquanto a placa da estalagem rangia e balançava. Um misterioso hóspede que procura abrigo e um mapa misterioso apontando o local exato de um tesouro enterrado é muito suspense!

(Mapa da ilha e do tesouro )


Quem já leu a Ilha do Tesouro vai concordar comigo que ler este livro foi uma bela experiência. Pensando naqueles que ainda não leram, resolvi dar a dica: Leiam que vão gostar! Vamos trocar idéias sobre esse livro? Estou esperando e quero ver quem vai escrever primeiro. Vamos lá! Vamos embarcar no Hispaniola e singrar mares bravios? Será muito divertido!












Nenhum comentário:

Postar um comentário