segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cantinho da Literatura (Clássicos)



Julio Verne

Julio Verne é um escritor francês que nasceu na cidade de Nantes no dia 18 de fevereiro 1828 e faleceu em Amiens no dia 24 de março de 1905.
Jules Verne

Os críticos literários o consideram precursor do gênero ficção científica.
Fez predições sobre o aparecimento de novos avanços científicos como os submarinos, as máquinas voadoras e as viagens à lua.
Seus livros, sempre narrando aventuras, tem povoado a imaginação e deleitado gerações.
Escreveu uma grande quantidade deles e dos que mais gostei foram:
Cinco semanas num balão
( Balão)

Aventuras do Capitão Hatteras
Viagem ao centro da terra
Vinte mil léguas submarinas

A volta ao mundo em oitenta dias


Da terra à lua

( foguete)

Miguel Strogoff, o correio do czar.

––––––––––
A emoção de acompanhar qualquer uma das histórias de Julio Verne é uma experiência marcante para o resto de nossas vidas.
( Capa livro de uma edição francesa)
Nem sempre podemos ter os livros de Julio Verne em casa e, em razão disso, o meu conselho é: dêem uma chegada até a Biblioteca mais próxima e tirem o livro para ler em casa. Depois, é se enroscarem numa poltrona confortável longe de ruídos e distrações e começar a viagem: pode ser num foguete que vai até a lua ou um mergulho ao fundo do mar. (Lançamento de foguete)
Enquanto lemos o “A volta ao mundo em oitenta dias” acompanhamos Phileas Fogg na sua volta ao mundo e com ele, sentimos a ansiedade e a preocupação de saber se vai conseguir vencer o desafio. Desafio esse com data e hora marcada.
(Capa do livro)
Muitos de vocês já viram filmes sobre essas histórias mas posso afirmar que ler os livros é muito melhor. A imaginação é poderosa e com ela podemos criar cenários incríveis, sem falar nas emoções que uma boa história nos transmite.

A gente sempre termina um livro de Julio Verne com uma indagação: Como é que ele sabia, tão de antemão e, tão bem explicadinho, como as coisas iriam ser inventadas e acontecer?


(Autógrafo de Jules Verne)

Adaptações
Do conjunto de obras, de Julio Verne , trinta e três delas foram levadas ao cinema dando lugar a um total de 95 filmes sem contar as adaptações para séries de TV.


(Pesquisa Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário