quinta-feira, 3 de junho de 2010

Viagens inesquecíveis.

A Marina, desde bem pequenininha, sempre teve vontade de conhecer Roma. Nunca conseguiu explicar o porquê dessa vontade. Hoje, depois da aula de inglês, nos encontramos para tomar um café. É claro que só podia ser lá na Iluminura.
A tarde estava fria e a chuva havia parado. Enquanto saboreávamos nossos cafés, ela me contou qual foi o presente que ganhou quando completou 15 anos: uma viagem para a Europa na companhia dos pais.
No final das contas, acabou não visitando Roma, mas em compensação, conheceu uma porção de outras cidades e países.
Tudo começou pela Inglaterra.
(Foto U.Trindade)
Londres foi uma experiência memorável. Tudo que via, a encantou e não deixava esquecer que estava no país dos Beatles.
(Foto U.Trindade)
Os parques com seus jardins floridos, a gentileza das pessoas sempre prontas para ajudar, a visita à Torre de Londres que foi local de muitos acontecimentos históricos, a limpeza das ruas e a ordem no trânsito. Isso tudo sem esquecer o delicioso sabor do chá com um pouco de leite, sempre acompanhados de guloseimas irresistíveis!
(Foto U.Trindade)

Conseguiram dar uma esticada até Oxford e foi lá que ela se sentiu como num filme de Harry Potter, vendo os antigas e famosos edifícios de ensino de onde saíam grupos de alunos tudo na maior ordem, depois do término da aula.
Em Oxford os turistas podem subir numa das torres da Universidade de onde se tem uma visão total da cuidade. Foi uma experiência muito emocionante.


A parada seguinte da viagem seria a Alemanha e então foram para Berlim.


Entre centenas de atrações, viu a Porta de Brandenburgo e o antigo muro que separava as duas Alemanhas.
Achou comovente alguns marcos, de ruínas da 2a. Guerra Mundial que foram preservados e que lá estão como monumentos para lembrar o horror que é uma guerra. Quase como uma volta ao passado. (Foto U.Trindade)
Marina havia acabado de ler “A menina que roubava livros” de Markus Zusak e graças a isso muitos fatos e marcos históricos foram fáceis de entender;
Achou Berlim uma cidade moderna e dinâmica e foi lá que tomou conhecimento de que é uma nevasca de verdade!
( Foto U.Trindade)
A neve é muito fria e gelada, foi o comentário da Marina, enquanto, enquanto no aconchego da Cafeteria, tomávamos mais um gole de café. A musica erudita faz parte da cultura alemã.

(Foto U. Trindade)
A Berlinale estava acontecendo e o assunto predileto de todos era os concertos e apresentações de grandes artistas.
-----------------
Havia ainda muita coisa para ver, o tempo era pouco e logo embarcaram para Praga, na Rep Tcheca.
(Foto U.Trindade)
Praga é uma cidade que foi poupada de destruição na 2 Guerra Mundial. Em muita coisa parece ter parado no tempo!
É a cidade onde viveram Mozart e Franz Kafka.

( Interior do teatro em Praga )

Tem um detalhe que a gente normalmente esquece, quando sai a fazer turismo pelo mundo afora e, nesse caso específico, quando não se fala tcheco. A visita fica complicada! Lá ninguém fala inglês nem francês nem nenhuma outra língua que não seja o tcheco. Imaginem só o problema nos restaurantes quando trazem o cardápio!
Não se tem idéia do que pedir! A sensação de tentar lê um cardápio escrito numa língua que não se conhece e o “maitre” fazendo sugestões que a gente nem tem idéia sobre que se trata? Mas, com paciência, tudo acaba se resolvendo e ninguém passa fome por causa disso.

––––-
A próxima cidade a visitar foi Paris, na França.


Paris é Paris! Tem a Torre Eifel, tem o Louvre, a Catedral de Notre Dame, o Arco do Triunfo e os Champs Eliseés e o rio Sena.

Tudo lembra uma cultura rica em história, literatura e arquitetura.
Reis e rainhas nasceram e morreram em Paris e seus palácios ainda mostram a riqueza e a pompa de várias épocas do passado.

Acho que vou deixar a visita à França para um outro post, porque tem coisas demais para contar.
Com um grande abraço da Vovó Moina

( Fotos de U. Trindade e Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário