segunda-feira, 12 de julho de 2010

Datas Históricas.

A Revolução Francesa . (14/07/1789)
A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha.
( A Bastilha- Paris )

A Queda da Bastilha em 14 de julho de 1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.
( Bastilha e planta baixa )

O lema dos revolucionários era: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", pois resumia os desejos do terceiro estado francês.

( A Liberdade guia o povo. Quadro de Delacroix.)

Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país.


( Palacio das Tulherias, residencia do rei e sua corte )

Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793.

( Guilhotina )

O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução.
A revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea.
Aboliu a servidão e proclamou os princípios universais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, ( Liberté, Egalité, Fraternité ) frase de Jean Jacques Rosseau.

( Rosseau )

Para a França, abriu-se em 1789 um longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.
(Aviões sobrevoando o Arco do Triunfo no dia 14 de julho. Foto Ag.Reuters)

O 14 de julho é comemorado na França com desfiles, festejos variados e bailes públicos onde as pessoas dançam nas ruas. Os franceses tem muito orgulho dessa data.
(Bleu, blanc et rouge. Bandeira da França)

( Segue a letra do hino em francês)

( pesquisa e imagens Google Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário