sábado, 31 de julho de 2010

Elos e Ligações- Parte 2

Na parte 1 eu desenvolví a idéia de que estamos, sem nos darmos conta, ligados às pessoas que tocamos. Agora eu continuo no assunto que me fez chegar a esta conclusão.
----

Geraldo França de Lima e Moacyr Scliar.

Vou falar sobre dois escritores completamente diversos um do outro, um advogado mineiro e um médico gaúcho. São escritores que pelo seu talento, são motivo de orgulho para o Brasil Central e o Rio Grande do Sul.
O que os torna tão especiais? São especiais porque escrevem livros que a gente lê e relê, sempre com prazer!
Ambos , em épocas diferentes, foram eleitos para a Academia Brasileira de Letras e se tornaram Imortais.

Geraldo França de Lima foi o ocupante da cadeira número 31, que depois de sua morte passou a ser ocupada por Moacyr Scliar, de Porto Alegre.
Vocês com certeza estão curiosos para perguntar o que os torna tão especiais para mim e eu respondo: São especiais, pois, além de eu ter lido e gostado de muitos dos seus livros, tive a honra de conhece-los pessoalmente e com eles conversar e trocar idéias. Sinto-me como um elo entre os dois.
- ----------
Geraldo França de Lima, advogado, romancista e professor, nasceu em Araguari, MG, em 1914 e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 2003.

O ano de 1961 foi o ano do ingresso de Geraldo França de Lima, em definitivo, na vida literária.
Guimarães Rosa, almoçando em casa do amigo, encontrou na escrivaninha os originais do romance "Uma cidade na província". Levou-os consigo e, entusiasmado, leu-os no mesmo dia. Pela madrugada, ao terminar a leitura, telefonou para dona Lygia, esposa do romancista, e emocionado transmitiu-lhe sua impressão: "Ou muito me engano ou estou na frente de um grande romancista." Mudou o nome para "Serras azuis" e providenciou a publicação.


Sexto ocupante da Cadeira 31, eleito em 30 de novembro de 1989 na sucessão de José Cândido de Carvalho.

Pertenceu às seguintes instituições literárias e artísticas: Academia de Letras do Triângulo Mineiro, União Brasileira de Escritores, Academia Brasileira de Arte e PEN Clube do Brasil.
Obras: Depois de Serras azuis, romance (1961) (transformado em telenovela pela TV Bandeirantes), lançou Brejo Alegre (1964), Branca Bela (1965) Jazigo dos vivos (1969 e mais dez outros, sendo que seu último livro foi O Sino e o som em 2002.

Ocupou a cadeira 31 de 1989 a 2003.
Foi sucedido por Moacyr Scliar.
--------
Moacyr Scliar nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 1937.


Formou-se em Medicina com especialização em Saúde Pública. Autor de obras, escreve ficção,ensaios, crônicas e literatura para jovens, sendo autor de aproximadamente 70 livros.


Suas obras já foram traduzidas em mais de 20 países com grande aceitação crítica. É detentor de vários prêmios concedidos no Brasil e no exterior. É colunista dos jornais Zero Hora de Porto Alegre e a Folha de São Paulo.

Ocupa desde 2003 a Cadeira número 31 da Academia Brasileira de Letras, antes ocupada por Geraldo França Lima
Recebeu o Prêmio Jabutí em três ocasiões, mais o APCA e o Premio Casa de las Américas.
------

Livros de Moacyr Scliar que eu lí e gostei:
Carnaval dos animais
–O anão no televisor
Dez contos escolhidos –
O Centauro no jardim ( que foi traduzido para o francês)

A guerra no Bomfim
A mulher que escreveu a Bíblia
Histórias de Porto Alegre


Terminando, aqui vai um conselho: não deixem de ler livros desses dois autores. Se ainda não leram, não sabem o que estão perdendo!

Com um abraço da Vovó Moina
vovomoina@gmail.com
(Pesquisa e fotos Google Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário