sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Autores e Livros- Karl May

Karl Friedrich May ou simplesmente Karl May (Hohenstein-Ernsthal, 25 de fevereiro de 1842 - Radebeul, 30 de Março de 1912), foi um escritor alemão.

( O escritor Karl May)


Ele era o quinto entre quatorze filhos de um pobre tecelão, e conheceu a miséria e o sofrimento nos primeiros anos de vida.
Foi mestre-escola perto de Dresden. Encontrou depois a sua vocação escrevendo livros de viagens e aventuras no Oriente e na América do Norte e América do Sul, inspirados em Cooper, Júlio Verne e outros autores.

Estudou diversas línguas orientais e dialetos dos índios americanos, o que, aliado aos seus amplos conhecimentos de geografia e ao abundante material colhido nas viagens que realizou, lhe permitiu dar o colorido próprio às peripécias e incidentes que sua fértil imaginação criava.


Ao morrer, deixou instituida por testamento a "Fundação Karl May", destinada a auxiliar escritores e jornalistas pobres ou doentes.

Não esquecera a miséria, as privações que havia sofrido na infância e na juventude e, num gesto de altruísmo, quis empregar parte dos haveres que ganhara com sua pena para livrar dos mesmos sofrimentos os homens das letras.
Vendeu 75 milhões de livros somente na Alemanha, e foi traduzido para quase 100 países.
É um dos mais vendidos escritores alemães da história.
------------
Hoje seus livros não são mais tão procurados, mas no Brasil ainda existe um pequeno grupo de admiradores de sua obra
( Karl May )
--------

Entre os livros de Karl May que eu lí e relí estão:

Winnetou I, II e III
Através do Deserto
Pelo Curdistão Bravio
De Bagdá a Istambul
Nos Desfiladeiros dos Balcãs

Na Região dos Bandoleiros
O chefe da Quadrilha

Aventuras no Rio da Prata

Percorrendo as Cordilheiras
O Testamento do Inca

Old Surehand I e II

--------
Vale a pena fazerem uma pesquisa nos diversos sebos, na internet, pois ainda é possivel encontrar e comprar livros deste autor.
Também nas bibliotecas.
Por isso o meu conselho é: para quem gosta de livros de aventuras procurem ler os livros de Karl May que não vão se arrepender.
----
Com um abraço da Vovó Moina
vovomoina@gmail.com
( Pesquisa e ilustrações: Google-wikipedia)

Um comentário:

  1. Foi uma surpresa encontrar mais uma mulher que gosta das aventuras escritas por Karl May, a outra é minha prima. Foi realmente uma boa surpresa, pois os livros deste autor nos transmitem bons exemplos de heróis: Mão de Ferro, Winnetou, Halef,Old Surehand e outros.

    ResponderExcluir