sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lalibela - Etiópia - Africa

Mistérios e civilizações antigas têm o poder de nos encher de curiosidade!
Lalibela, Petra, Biblos e o Vale dos Reis no Egito, então, sempre me fascinaram. Hoje vou compartilhar um pouco do que andei pesquisando sobre Lalibela.



A origem do nome.
Foi no final do século 12 e começos do século 13 que o santo Gebre Mesquel Lalibela ( da dinastia Zagwe) reinou na Etiópia. Naquele tempo, a cidade que hoje tem o nome de Lalibela, era conhecida como Roha.
O nome de Lalibela foi dado ao rei devido a um enxame de abelhas que rodeou o bebê na hora de seu nascimento. Sua mãe entendeu que aquelas abelhas eram um sinal de que a criança seria o futuro imperador da Etiópia,
Lalibela quando jovem esteve em Jerusalém e a Terra Santa e ficou impressionado com o que viu. Resolveu construir uma nova Jerusalém na sua capital.


O primeiro europeu a ver os monumentos foi um explorador português Pedro da Covilhã ( 1460-1526).
A descrição que ele fez dos monumentos conclui:
Já estou cansado de tanto escrever sobre essas construções. Se eu escrever mais, não vão me acreditar, mas, juro por Deus, que tudo que relatei é a mais pura verdade.


Enquanto eu navegava pelo Google, encontrei uma página de que gostei muito. Entrei em contato com o autor e foi-me dada permissão para posta-la no blog. Então aqui vai:


LALIBELA ETIÒPIA ( por Fernando Ribeiro, da cidade do Porto, Portugal)
Diante destas imagens, um amigo meu abriu a boca de espanto e exclamou: «Eu pensava que na Etiópia só havia crianças a morrer de fome!» Mas não, na Etiópia não há só crianças a morrer de fome.Com efeito, estas imagens referem-se a Lalibela, um santuário cristão copta situado no planalto etíope, a 2700 metros de altitude. O santuário é constituído por 11 igrejas do séc. XIII que foram esculpidas na rocha vulcânica e não construídas com blocos de pedra.

Cada uma das igrejas é, portanto, inteiriça; é a rocha local talhada pela mão do homem. Já houve quem chamasse a Lalibela a 8ª maravilha do mundo. Está classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

Lalibela, antes de ter este nome, chamava-se Roha. Era a capital da Etiópia no séc. XIII e tomou o seu atual nome do soberano que mandou fazer o santuário, o qual se chamou Lalibela.
Diz a lenda que foi Deus que lhe ordenou que construísse 10 igrejas monolíticas, a fim de servirem de ponto de peregrinação para os cristãos, em substituição de Jerusalém que tinha sido conquistada pelos muçulmanos.
O estilo das igrejas de Lalibela não se encontra em mais nenhum país do mundo. É etíope. Africano, portanto.


Quem disse que em África só há crianças a morrer de fome? Diante destas imagens, um amigo meu abriu a boca de espanto e exclamou: «Eu pensava que na Etiópia só havia crianças a morrer de fome!»

Mas não, na Etiópia não há só crianças a morrer de fome. (Autor Fernando Ribeiro)

------


Fantástico, não é mesmo? Espero que tenham gostado.
Um grande abraço, Vovó Moina

( pesquisa e fotos Google-Wikipedia. )

vovomoina@gmail.com.br

Um comentário:

  1. Cara D. Moina,

    Meu nome é Kátia Abdala e fui sua aluna no Colégio Estadual de Uberlândia. Me lembro com carinho das suas aulas, e vendo essas fotos me veio a lembrança de quando você foi ao Egito e nos mostrou os slides. eu fui uma aluna que adorava o idioma e me sentia honrada quando me convidava para participar de um chá com as estudantes de intercambio.
    temos um amigo comum, Carlos Prudente, que inclusive esteve aqui na minha casa esses dias, moro em Macaé-RJ e falamos sobre você o o major, que também nos deu aulas por um período.
    Fiquei encantada com seu blog e não vou deixar de visitá-lo.
    O Egito sempre me lembrou você, pois eu viajava através dos slides, quando adolescente.
    um grande abraço,
    Kátia Abdala Lenza

    ResponderExcluir