domingo, 15 de março de 2009

A Irlanda



A Irlanda

O meu pai nasceu numa ilha chamada Irlanda que fica lá no Hemisfério Norte. Se olhar no mapa, vai ver que fica bem lá em cima, à esquerda.
A Irlanda, na verdade, são dois países numa só ilha. Tem a República da Irlanda, o Eire, ou Irlanda do Sul e o Ulster, também conhecida como a Irlanda do Norte, e que ainda pertence à Inglaterra. Por isso que sai tanta briga por lá.
Do lado direito ( olhando no mapa) e separada pelo mar, fica outra ilha bem maior. Ela forma a Inglaterra com a Escócia, ao norte, Gales ao sul e o Ulster. Todos esses países juntos formam o Reino Unido.
Meu pai veio para o Brasil e aqui casou e teve filhos.
Mesmo morando no nosso país, nunca esqueceu sua terra natal e sempre contava coisas sobre a sua “ilha”.
Eu achava muito interessante ouvi-lo contar que com um binóculo, dava para se ver a Inglaterra, lá do outro lado do mar.





Eu ria e achava muito engraçado: poder ver um país, lá do outro lado do mar, pelo binóculo? Eu já havia ido à praia e sabia que o mar era muito grande. Por mais que eu espichasse o olho e nem com binóculo, eu nunca que poderia ver a África que ficava lá do outro lado do Brasil!
Depois fui crescendo e descobrindo uma porção de coisas cada vez mais interessantes:
Países não precisam ser separados por grandes oceanos, podem ser separados por rios e em alguns lugares, até por uma linha divisória chamada fronteira, que é uma faixa que ninguém se dá ao trabalho de pintar e marcar no chão, mas que todos sabem que existe.
No Sul do Brasil tem até duas cidades, de países diferentes, coladas uma na outra. São separadas por uma avenida, vejam só!

É o caso de Santana do Livramento que pertence ao Brasil e Rivera que pertence ao Uruguai. Lá todos falam os dois idiomas e ninguém esquenta com isso.
Quem conhece mais países que tenham cidades assim? Estou esperando que alguém me conte!

Um comentário: