quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cantinho da Literatura



Existem muitos bons autores cujos livros nem sempre temos a chance de ler por falta de divulgação.
Hoje vou falar numa escritora que foi pioneira em histórias para crianças.




Helen Beatrix Potter nasceu no dia 28 de julho de 1866 em Londres, na Inglaterra. Ela viveu entre os séculos XIX e XX. Gostava de desenhar e pintar aquarelas. O desenrolar da história nascia com os desenhos. A primeira que escreveu foi “A História do Peter Rabbit”.
Nenhuma editora interessou-se em publicá-la. Achavam que não seria do interesse de ninguém ler a história de um coelho fofinho com personalidade marcante. O manuscrito era lindamente ilustrado e mesmo assim não quiseram publicar, dizendo que não conseguiriam vender os livros.


Beatrix Potter não desanimou e num ato de coragem mandou imprimir a história por conta própria. Os 250 volumes foram vendidos tão rapidamente que teve que mandar imprimir mais 250.
O Editor finalmente compreendeu que livros para crianças também podiam fazer sucesso e render dinheiro. Decidiu imprimir uma nova edição, agora com cores, valorizando os desenhos que na edição anterior eram em preto e branco.


A partir de então, todos queriam comprar o livro do Peter Rabbit.
Na verdade, a história do Peter Rabbit não foi criada com a intenção de ser publicada. O que Beatrix gostava mesmo, era de pintar a natureza e os animais que a rodeavam. Foram os desenhos que fizeram surgir as histórias.


Quando um de seus amigos que morava no interior ficou muito doente, para animá-lo, escreveu e ilustrou uma historinha que enviou pelo correio. Era a história do Peter Rabbit e dos coelhinhos Topsy, Mopsy, Cottontail.

Muitas outras histórias seguiram pelo correio, sempre com desenhos. O amigo acabou ficando curado, mas as aventuras da tartaruga, da pata, dos porquinhos, da raposa e dos ratinhos continuaram brotando da sua imaginação.
Peter Rabbit foi o primeiro livro infantil de sucesso nos países de língua inglesa , e acabou sendo traduzido e distribuido no mundo inteiro.


Beatrix Potter escreveu e ilustrou mais de vinte livros. Em todos eles os animais demonstram forte personalidade e estão harmoniosamente adaptados a natureza que os rodeia. Imaginem só, já naquele tempo ela era uma grande defensora do meio ambiente.


Ler e acompanhar os diálogos e a maneira de agir de coelhos, esquilos, gatos, patos e raposas, são uma experiência prazerosa.
Beatrix Potter e Harry Potter, o bruxinho, tem o mesmo sobrenome, mas não são parentes, de jeito nenhum!
Corre por aí uma versão de que a autora do Harry Potter, a escocesa J.K.Rowling sempre foi grande admiradora da história do Peter Rabbit, por isso tomou emprestado o sobrenome da Beatrix e o deu para o seu herói. Será verdade?

Recentemente fizeram um filme com o título de “Miss Potter” que tem a Renné Zellweger como protagonista e o Etan Hawke como o mocinho. É a biografia da Beatrix, sem tirar nem por. Eu gostei muito do filme, principalmente dos desenhos.
Acho que o DVD deve ser fácil de encontrar nas Locadoras.

(Desenhos de Beatrix Potter e pesquisa baseados no Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário