sábado, 25 de abril de 2009

Sobre livros e livrarias



Livros, amigos de todas as horas!


Quando vocês entram numa livraria, tenho certeza que o primeiro olhar é sempre para aquelas estantes abarrotadas de livros infantis. É uma festa para os olhos ver tantos livros bonitos e coloridos, todos num mesmo lugar. Dá vontade de ler tudo.


Um dia desses fiquei pensando: será que os livros pensam? Será que eles tem sentimentos? Fico imaginando, que paciência, ficar dia após dia, ordenadamente colocados nas prateleiras, á espera de que alguém venha visitá-los.
Quando uma mãozinha se estende em sua direção, o livro logo se anima:
– Será que alguém vai me querer? Tomara que esse menino ou aquela menina me pegue e comece a me folhear para descobrir o tipo de história que trago escondida dentro de mim.

O coraçãozinho do livro bate feliz e agradece quando é escolhido e examinado. Ele tem tantas coisas para contar e só pode faze-lo se for aberto e lido.
Imagino só o que devem pensar os outros, os que estão ao lado dos escolhidos. Talvez sentindo uma pontinha de tristeza e pensar: Será que eu não sou interessante o suficiente para alguém me querer? Será que a minha capa não é tão bonita e colorida quanto a do meu vizinho?


Existem belas histórias que são verdadeiros tesouros que nem sempre ostentam capas vistosas. Por isso a necessidade de examinar bem antes de comprar.
Também tem os livros que ficam no canto das estantes. Não são best sellers e não ganham um lugar de destaque nas prateleiras. Nem por isso, as histórias que guardam dentro de si, deixam de ser interessantes.

Esses livros talvez se sintam abandonados, pois as crianças nem sempre se lembram de dar uma espiada neles! Pobrezinhos! Acho que durante a noite devem chorar de solidão.
Sim, eu acho que livros tem sentimentos e sua maior alegria é de serem lidos e dar prazer para quem os lê. Estão sempre prontos a compartilhar tudo que sabem com os leitores.


Felicidade para eles é pertencer a uma criança e serem lidos . Quanto mais lidos, usados e manuseados, mais orgulhosos eles ficam. Com o passar do tempo, orgulham-se de suas capas amassadas e folhas cheias de orelhas! Sentem-se verdadeiros heróis. Ostentam os estragos como se fossem valentes guerreiros de muitas batalhas, pois foram lidos,relidos e trelidos.
Isso é a glória para qualquer livro.
Na outra vez em que vocês entrarem numa livraria, dêem uma espiadinha disfarçada nas estantes. Talvez consigam vislumbrar a fada dos livros acenando e apontando para os livros que estão ansiosos para pertencer a vocês.

Um comentário:

  1. Olá, gostaria que vc visitasse minha loja virtual de livros novos e usados http://ajudadosanjos.lojapronta.net visite também o meu site www.ajudadosanjos.com.br, convide os amigos para conhecerem, valeu irmão (a).
    Aproveito para desejar um ótimo Natal e um Ano novo abençoado por Deus.
    edson

    ResponderExcluir