sábado, 19 de dezembro de 2009

Literatura- Charles Dickens

Charles John Huffam Dickens, nasceu em Portmouth, na Inglaterra, no dia 7 de fevereiro de 1812 e faleceu em 9 de junho de 1870.


Foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. Apesar de seus romances não serem considerados, pelos parâmetros atuais, muito realistas,
Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.
Entre seus maiores clássicos podemos destacar: David Copperfield e Oliver Twist.
O seu conto mais famoso é o Christmas Carol
( livro da edição inglesa. )

Como estamos em época de Natal, sempre vem à lembrança o mais famoso conto natalino de sua autoria, o Conto de Natal.

Nele é narrado o que aconteceu a um velho sovina e rabugento chamado Ebenezer Scrooge, que não queria nem ouvir falar em comemorações. O seu sócio, Marley, havia falecido durante o ano e seria a primeira vez que Scrooge não tinha alguém para concordar com seu resmungos mal humorados.

Mesmo estando muito frio ( não esquecer que na Inglaterra nesta época do ano é inverno) não acendia as lareiras do escritório para poupar lenha. Seu empregado, Bob Cratchit, passava frio mas o velho sovina não estava nem aí.
Na véspera de natal, já em sua casa, recebeu a visita do fantasma do seu falecido sócio Marley. Marley, que nunca foi bom nem generoso em vida, aparece para avisar Scrooge de que ele ainda tem uma chance de se redimir e não acabar virando alma penada como ele.

Scrooge vai dormir e durante a noite recebe a visita de três fantasmas:
O Espírito dos Natais Passados
O Espírito do Natal do Presente

O Espírito dos Natais Futuros
--------------
Para encurtar a história, o velho Ebenezer se dá conta que ser sovina, mal humorado e do contra não está com nada e se arrepende.
( Gravuras e ilustrações: Google - Wikipedia)

Como volta e meia tenho feito ao longo dos anos, novamente li o Conto de Natal de Dickens. É uma historia que para mim sempre tem feito parte dos festejos de fim de ano e, como sempre, gostei muito da história.
Espero que vocês tenham gostado do pequeno resumo que apresentei. Leiam o livro pois a história é muito boa e vale a pena.
Um abraço da Vovó Moina

Nenhum comentário:

Postar um comentário