domingo, 29 de novembro de 2009

6 de dezembro, dia de São Nicolau

São Nicolau foi arcebispo de Mira, na Turquia. Nasceu na segunda metade do século III e faleceu no dia 6 de dezembro do ano 342. Era muito caridoso e sempre procurava ajudar os mais necessitados.
A ele foram atribuídos vários milagres, sendo daí sua popularidade em toda a Europa e sua designação como protetor dos marinheiros, comerciantes, santo casamenteiro e protetor das crianças.
Existe um grande número de relatos e histórias sobre ele.
--------
O personagem Papai Noel ( português brasileiro) ou Pai Natal ( português europeu) foi inspirado em São Nicolau que ajudava anonimamente quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro na chaminé das casas. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro, retratado como um velhinho corado de barba branca, trazendo nas costas um saco cheio de presentes.
(Wikipedia)

Lembro bem do dia de São Nicolau, dos meus tempos de criança.
Na véspera do dia 6, na hora de dormir, colocávamos nossos sapatos aos pés da cama, na esperança de que São Nicolau os visse e neles colocasse alguma guloseima.
No dia seguinte, ao acordar, a primeira coisa seria conferir os sapatos e ver se havia alguma coisa dentro deles.
São Nicolau nunca nos decepcionou e lá estavam eles, cheios de nozes e um bombom. Podem bem imaginar a algazarra dentro dos quartos! O assunto naquela manhã era um só:
"São Nicolau passou na nossa casa, deixou nozes e está avisando que o Natal não vai demorar".
Feliz dia de São Nicolau! Um beijo da Vovó Moina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário