terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças (em inglês: Thanksgiving) é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações.

História

Estados Unidos da América

O Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida.

O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus.

Outras comidas que fizeram parte do cardápio era peixes e milho. Cerca de 90 índios também atenderam a festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas.

Com o tempo, este dia virou tradição e a data escolhida para esse fim foi a quarta quinta feira do mês de Novembro.

Ação de Graças no Brasil.

No Brasil, o presidente Eurico Gaspar Dutra instituiu i Dia Nacional de Ação de Graças através de lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington.

Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças no nosso país também se daria na quarta quinta feira de novembro.

(Pesquisa Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário