sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Um pouco de História


Dia do Armistício- 1a Guerra Mundial

Todos os anos na décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês do ano, os países de fala inglesa prestam homenagem, com um minuto de silêncio, aos combatentes mortos em ação em defesa da pátria.
Pequenas papoulas vermelhas, artificiais, são usadas nas lapelas dos paletós, para reverenciar os que morreram na Grande Guerra e nas outras que se seguiram.

A tradição de papoulas vermelhas como símbolo dos combatentes começou quando o médico militar, John McCrae, homenageou um colega morto em ação. com um poema de sua autoria. A morte do amigo deu-se nos campos de batalha de Flandres na França, época do ano em que os campos estavam cobertos de papoulas vermelhas.


Anos depois, inspirada pelo poema, uma secretária do YMCA, nos Estados Unidos, chamada Moina Belle Michael, resolveu fazer 25 papoulas de seda e as distribuiu entre os colegas.


A idéia foi logo aceita e as papoulas se tornaram símbolo dos que tombaram em defesa da pátria.

A Grande Guerra terminou com um Armistício, assinado por todos os países beligerantes. Foi em Rethondes, na França. Este ato deu-se exatamente às 11 horas do 11º dia do 11º mês do ano de 1918.

Nenhum comentário:

Postar um comentário