terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A história de Rip Van Winkle

Rip van Winkle é o nome de uma narrativa curta, escrita por Washington Irving e publicada em 1819. Ao mesmo tempo é o nome do protagonista desta história.
Este conto escrito durante um estágio de Irving na Inglaterra, conta sobre os tempos antes e após a revolução norte-americana. A história começa com um homem fugindo de sua esposa ranzinza. O seu nome é Rip e ele pretende passar o dia caçando coelhos na floresta.

Embrenhando-se no mato, ele encontra um homenzinho carregando um barril com licor e ajuda a levá-lo até o alto da montanha. Lá , vê um grupo de velhinhos jogando boliche. O barril é aberto e todos bebem o licor. Depois de um tempo, Rip Van Winkle põe-se a descansar debaixo de uma árvore umbrosa, e adormece.


Depois de um sono de vinte anos, ele acorda , tendo a impressão de que dormira somente uma noite.Estranha muito ao se dar conta que a barba crescera mais de um metro.
Decide regressar a sua vila. Logo meteu-se em dificuldades quando ovacionou o rei George III, não sabendo que, houvera uma revolução e que os Estados Unidos eram independentes da Inglaterra . Já não mais se deveria saudar a monarquia. Todos queriam saber quem era aquele velho estranho. Rip relatou o que havia acontecido e muitas vezes mais precisou contar a sua história.
Por causa deste conto, Rip van Winkle também é associado às pessoas que não dão conta que certas coisas mudaram, como o retorno ao lar depois de tantos anos sem noticias.
As ilustrações são de John Howe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário