terça-feira, 26 de maio de 2009

Desafio!

Oi, turma.
Hoje vou lançar um desafio! Quero saber quem será capaz de responder, em poucas palavras, à seguinte pergunta:

Porque as fases da lua, sendo iguais, tanto no Hemisfério Sul como no Hemisfério Norte, dependendo do hemisfério, tem formatos diferentes?

Nós já sabemos a grande influência que a lua tem sobre a terra quanto ás marés, as plantas e seu crescimento e coisas assim. Sabemos também que um ciclo lunar é de 28 dias e que as fases são 4.
Assim temos a lua cheia, o quarto minguante, a lua nova e o quarto crescente.
A lua cheia é aquela lua bonita que clareia tanto que nem precisamos de muita luz para enxergar onde estamos.
A lua minguante, como diz o nome, vai minguando, minguando e fica na forma de um D.
A lua nova então, é o contrário da lua cheia. Não clareia nada e torna a noite mais escura ainda. Nem adianta procurar lua nova no céu que não tem jeito, não vai dar para ver. Na verdade, ela ainda está lá mas, só nos mostra o seu lado escuro. Não é por muito tempo, pois logo começamos a notar um C brilhante que vai aumentando a cada dia que passa. É a lua crescente.
Depois, quando preenche totalmente a esfera celeste, novamente vira lua cheia.
Durante esses 28 dias, ela influenciou as marés, as plantas que foram podadas e decidiu quais dariam bons ou maus frutos. A natureza inteira está atrelada a essas mudanças e a lua nem tem luz própria. Toda a iluminação vem do sol, vejam só!
Para nós, que moramos no Hemisfério Sul, se quisermos saber em que fase está a lua, olhamos para o céu: se ela se apresentar no formato de um C, é quarto crescente. Se estiver no formato de um D, é quarto minguante ( diminui).
Então porque no Hemisfério Norte o quarto crescente tem a forma de um D e o quarto minguante tem a forma de um C? Só fica igual o brilho da lua cheia e o sumiço da lua nova!
Eis o grande mistério: tchan, tchan, tchan, tchannnnnnnnn!
Estou esperando explicações. Quem poderá responder e desvendar o mistério dos Ds e dos Cs trocados?
Está lançado o desafio: quem se habilita? Espero muitos e muitos mails.
Um beijo da vovó Moina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário