segunda-feira, 18 de maio de 2009

Leprechauns


Esses dias falei na Irlanda, uma ilha que fica no hemisfério norte. Hoje vou contar sobre os duendes que existem por lá!

A Irlanda sempre foi um país cheio de lendas, criaturas mágicas, seres encantados e mistérios. Tem elfos, fadas, gnomos, bruxas e trasgos. Até hoje, dizem, acontecem coisas que nem sempre se conseguem explicar.
Os Leprechauns são os mais mencionados e continuam povoando o imaginário popular. Essas pequenas criaturas, se a gente tiver sorte, podem até ajudar nos serviços domésticos de uma casa.



Em geral os Leprechauns são homenzinhos traquinas e serelepes. Gostam de pregar peças nos humanos.
Nem sempre são bonzinhos. Existem os leprechauns velhos que são ranzinzas e mal humorados. Desses a gente precisa se precaver, pois quando eles tem uma chance, gostam de atrapalhar a vida dos humanos.

Antigamente havia muitos leprechauns e fadas nas florestas da Irlanda. Era no tempo das grandes e misteriosas matas de carvalhos e castanheiros centenários. As árvores vicejavam exuberantes e a floresta era cerrada com poucas clareiras para o sol entrar. Eram nessas matas sombrias que as criaturas das lendas habitavam.

Os leprechauns não tinham local fixo para morar e estavam sempre se deslocando de um lugar para outro. Eram conhecidos como sapateiros e iam para onde havia sapatos para consertar. Consertavam as delicadas sandálias de orvalho das fadas e também as botas de fivelas de ouro dos gnomos e dos elfos.
Quando não estavam remendando e consertando, ficavam vigiando o lugar onde haviam escondido seus tesouros.
Os leprechauns eram ricos e tinham caldeirões de ferro enegrecido cheios de moedas de ouro.

Estavam bem enterrados para que ninguém os encontrasse, nunca.
A grande preocupação eram as chuvas de verão. Não porque poderiam molhar o caldeirão, isso não. Ficavam preocupados porque depois da chuva voltava o sol e, a luz do sol fazia aparecer um arco íris. Era o momento em que o seus tesouros corriam o perigo de serem descobertos!

– Como é que um arco íris vai mostrar onde está o tesouro? – podem perguntar e eu respondo:
– É porque ele começa dentro do caldeirão das moedas de ouro!
– Reza a tradição que ao descobrir o local exato do começo do arco íris, também se descobre o local onde está enterrado um tesouro.
Se cavarem fundo, com certeza encontrarão as moedas e elas serão de quem as encontrar.
O pobrezinho do leprechaun perde o caldeirão com o tesouro e precisa começar a juntar moedas, tudo de novo!








2 comentários:

  1. Nossa vó disso eu não sabia!

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou amigo do teu neto, o Matheus Rech. Ele me apresentou esse site e gostei muito, acho que a senhora posta comentarios muito bons e interessantes, além de que quem participa de seu blog ganha um grande conhecimento geral.

    ResponderExcluir